12 Dicas para Deixar de Fumar

Deixar de fumar é uma das decisões mais complicadas de se tomar. A pessoa sabe que de antemão terá muitas dificuldades em manter o seu plano a 100%, não só pela privação que terá, como pelo contacto posterior com a nicotina e o fumo, como a necessidade de vício de boca que muitos têm. Assim, vamos deixar aqui algumas dicas para Deixar de Fumar e chegar ao resultado pretendido.

Dicas para Deixar de Fumar

Assuma o compromisso
Anunciar perante si mesmo, amigos e familiares é uma das tarefas mais importantes. Com o conhecimento dos amigos e familiares será muito mais fácil de seguir em frente, pois terá o apoio deles e não vai querer desiludir ninguém.

Defina alternativas
Ter uma alternativa pensada para sempre que o impulso de fumar surja é essencial. Evite ao máximo trocar o tabaco pela ingestão de outras coisas, até porque podem sair de um vício para outro. Encontre uma solução viável, sabendo gerir esses impulsos será muito mais fácil.

Saber a razão
Saber quais são as razões que o levaram a deixar de fumar é essencial para conseguir levar a decisão até ao fim. Será pela sua saúde, pelo seu bolso, pelos seus filhos, qualquer uma das razões é viável.

Analise-se
Saiba a melhor forma de deixar de fumar. Enquanto que para umas pessoas a decisão radical é preferível, para outros a redução constante é melhor. Conheça-se a si mesmo e analise a melhor opção.

Marque uma data
Analise-se, tome a decisão e aponte num calendário essa decisão. Defina um dia para deixar de fumar, tendo ou não tabaco em sua posse. Nesse dia pegue em todo o tabaco e isqueiros que tenham na sua posse e coloque tudo no lixo. Dias depois dessa data deve evitar locais com muito fumo para ultrapassar melhor essa fase.

Não se engane
Evite as recaídas! Pensar que é só uma passa, só um cigarro, só uma recaída é o pior erro de todos. Depois do primeiro tudo vai voltar ao que era antes e lá se vai todo o esforço.

Distraia-se
A vontade de fumar vai surgir, isso é certo, mas se tirar o seu pensamento dos cigarros vai ser mais fácil. Pensar em outras coisas, encontrar outras opções que lhe dêem o mesmo prazer que o cigarro dava é essencial para conseguir atingir o objectivo a que se está a auto-propor.

Cuidado com o stress
Durante muito tempo utilizou o stress para combater os momentos de stress. Porém agora vai ter que saber lidar com o stress de outras formas possíveis. Quando se sentir stressado ou irritado, evite pensar demasiado, pois isso vai levar a uma recaída. Cuidado com o stress e com a forma como lida com este.

Torne-se amigo dos rebuçados e pastilhas
Estes vão ser, durante algum tempo, os seus melhores amigos. Obviamente o açúcar a mais também não é conveniente, por isso tenha cuidado com a escolha que faz.

Cuidado com o fumo
Durante os primeiros tempos, locais públicos com muito fumo devem ser evitados ao máximo. Não que precisa de se isolar e largar tudo, porém é preciso muita força de vontade e auto-controlo.

Optimismo
Sinta-se optimista para a sua luta. Contar os dias é algo quase obrigatório, estabeleça metas optimistas e sempre que as atingir, aumente-as para conseguir avançar ainda mais.

Recaídas
As recaídas são normais, não é por isso que vai tornar-se menos capaz. Calma, nem tudo está perdido. Uma recaída pode dar ainda mais força para conseguir atingir o seu principal objectivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*