Como vencer a vontade de fumar

Quando uma pessoa tem como principal objectivo deixar de fumar, a primeira etapa que tem que vencer é a própria vontade de fumar, isto é, só conseguirá ultrapassar aquela vontade extrema que os fumadores sentem de matar o vício. A falta que o tabaco lhe vai fazer, psicologicamente, irá ter efeitos e consequências físicas e mentais, que na maioria dos casos não passam de ideias que o fumador tem.

A primeira coisa a fazer é evitar qualquer tipo de contacto com o tabaco, seja a nível visual – escondendo todo o tabaco, isqueiros e cinzeiros que possa existir em casa; a nível olfactivo – evitando espaços de fumadores ou mesmo a convivência com amigos e familiares que fumam constantemente; e a nível psicológico – deverá evitar até falar sobre o assunto, pois assim não vai sentir que está a tentar ultrapassar uma fase complicada.

As refeições, ou melhor, o final das refeições é um dos momentos mais complicados para os fumadores que estão a tentar evitar o contacto com tabaco, pois é quando existe ainda mais vontade de matar o vício. O melhor mesmo é tentar distrair-se o máximo possível depois das refeições de forma a não sentir a falta de algo que era natural no seu dia-a-dia. Poderá ainda trocar o cigarro por uma pastilha de mentol após cada refeição, compensando assim a falta de nicotina com uma quantidade mínima de açúcar e ainda mantêm o seu cérebro e boca ocupada.
As saídas à noite, com a ingestão de café e bebidas alcoólicas, são outro momento que podem tornar-se extremamente complicadas para quem está a tentar deixar de fumar. Assim, o melhor mesmo é tentar evitar a ingestão de café e de bebidas alcoólicas nos primeiros dias, ou até semanas, podendo até ser aconselhável que não frequente os mesmos locais durante uns tempos. Por vezes uma mudança de rotina pode ser essencial para o sucesso do seu objectivo – deixar de fumar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*