Os melhores métodos para deixar de fumar

hipnoterapia - métodos para deixar de fumar

Para algumas pessoas, deixar de fumar pode revelar-se um verdadeiro desafio. Ainda que determinados pacientes apresentem a força de vontade suficiente para colocarem de parte o vicio de um modo verdadeiramente eficaz, sem terem de recorrer a qualquer tipo de ajuda externa, outros podem vir a necessitar de acompanhamento especializado. Quanto maior for o grau de dependência, mais difícil será deixar definitivamente de fumar, havendo mesmo quem nunca consiga concluir este objectivo com todo o sucesso pretendido. Felizmente, cada vez mais vasta é a diversidade de métodos que poderão auxiliar o paciente a ultrapassar todo este processo com um maior nível de facilidade, o que faz com que já não haja desculpa para pelo menos tentar deixar de fumar.

Consultas anti-tabágicas

As consultas anti-tabágicas constituem um importante auxiliar para quem pretende deixar de fumar. Durante estas consultas, o paciente pode ter acesso a todo o apoio e orientação de que necessita para que consiga alcançar os seus objectivos de uma forma mais simples e segura. As consultas anti-tabágicas têm vindo a ganhar um elevado nível de popularidade no decorrer dos últimos anos, uma vez que disponibilizam ao paciente toda a informação que se possa revelar necessária para que este processo seja eficazmente concluído. Independentemente da utilização de outros métodos, qualquer paciente que pretenda mesmo deixar de fumar deverá sempre recorrer a este tipo de consulta, uma vez que os resultados tendem a revelar-se verdadeiramente favoráveis para a maior parte dos pacientes.

Pastilhas e adesivos de nicotina

As pastilhas de adesivos de nicotina constituem um método relativamente seguro de abandonar gradualmente o vicio e facilitar imenso todo o processo de abstinência. Através destes produtos poderá fornecer ao seu organismo pequenas doses de nicotina, que ajudarão a combater a sensação de ansiedade proveniente da abstinência, reduzindo assim as probabilidades de uma recaída. Para além de ajudarem a evitar os sintomas desagradáveis da privação, as pastilhas e adesivos de nicotina possibilitam ao paciente manter-se afastado de todas as outras substâncias tóxicas presentes nos cigarros, algumas delas ainda mais nocivas do que a própria nicotina. Estes métodos são particularmente recomendados para quem apresenta um elevado grau de dependência e tem dificuldade lidar com os efeitos da abstinência.

Vareniclina

Este constitui um medicamente comummente utilizado no combate ao tabagismo, uma vez que apresenta a capacidade de actuar no sentido de reduzir, não só o desejo de fumar, como também os sintomas indesejados da privação. Actualmente, este é já considerado um dos medicamentos mais eficazes para quem pretende deixar de fumar. Apesar da sua eficácia, este medicamento recomenda-se apenas a quem já tenha tentado parar de fumar através de métodos mais naturais mas não tenha conseguido.

Cloridrato de Bupropiona

Este é um antidepressivo que visa estimular as mesmas regiões do cérebro que costumam ser estimuladas pela nicotina. Isto  contribuirá para minimizar substancialmente  os efeitos da privação, facilitando assim imenso todo este processo de abstinência.  Este medicamento é recomendado a pacientes com um elevado grau de dependência e deve começar a ser utilizado duas semanas antes de deixar de fumar.

Acupunctura

Ainda que não existe qualquer tipo de evidência conclusiva de que a acupunctura pode mesmo ajudar a deixar de fumar, uma boa percentagem dos pacientes que recorrem a este tratamento relatam resultados bastante positivos. Na terapia de combate ao tabagismo, a acupunctura tenta estimular a libertação de endorfinas, que ajudarão a provocar uma sensação de bem-estar no paciente e a amenizar o desconforto resultante da ausência de nicotina. Esta solução é particularmente recomendada para quem não pode, ou simplesmente não quer, recorrer a substitutos de nicotina como adesivos ou pastilhas. A eficácia do tratamento é altamente questionável, mas vale sempre a pena tentar.

Hipnoterapia

A hipnoterapia visa combater determinados problemas de saúde através da hipnose e tem vindo a tornar-se particularmente popular entre quem pretende deixar definitivamente o vicio do tabaco. Tal como a acupunctura, não existem evidências de que este método seja verdadeiramente eficaz, mas os relatos positivos de uma boa percentagem de pacientes têm contribuído para fazer deste um método muito popular que, segundo muita gente, pode mesmo ajudar no combate ao vicio do tabagismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*