Existem inúmeras formas para deixar de fumar que prometem facilitar a vida a quem se quer liberar do vício. Umas formas mais populares recentemente é o cigarro eletrónico que promete satisfazer a necessidade de fumar reduzindo drasticamente a inalação de nicotina.

Saiba o que é e como funciona!

O que é o cigarro eletrónico?

O cigarro eletrónico é um pequeno aparelho que se divide, normalmente, em três partes:

  1. Cartucho – Parte que contém a nicotina e que deve ser trocada quando a nicotina termina. Pode ser adquirido em diversas concentrações e mesmo sabores. Existem cartuchos com baixa concentração de nicotina enquanto outros têm concentrações muito altas, não sendo adequados para quem está a tentar deixar de fumar. As concentrações e sabores alteram de fabricante para fabricante. Existem também cartuchos que não contêm qualquer nicotina, servindo apenas para criar o vapor que simula o ato de fumar.
  2. Atomizador – Elemento responsável por transformar a nicotina que está no cartucho em vapor, tornando desta forma possível a sua inalação.
  3. Bateria – Parte longa do cigarro eletrónico que pode ser recarregada. São normalmente de cor branca e podem, ou não, incluir uma luz laranja na ponta que simula a chama de um cigarro tradicional.

Como funciona

O cigarro eletrónico é um aparelho bastante simples. Quando o fumador puxa o ar pelo cartucho, o atomizador transforma o conteúdo do cartucho em vapor. Desta forma, o fumador recebe um género de vapor que inala e expira da mesma forma que o fumo do cigarro. O atomizador é acionado apenas quando o fumador puxa o ar.

Alguns modelos são um pouco sensíveis às vibrações e confundem outros movimentos, como um carro em andamento, com o puxar do ar, portanto caso verifique que a bateria se gasta muito depressa, convém desenroscá-la quando não está a utilizar.

A bateria pode ser carregada via USB ou mesmo através de um carregador próprio, mas basicamente isto varia de modelo para modelo. O ideal é ter duas baterias, pois enquanto uma está a carregar pode continuar a utilizar o cigarro eletrónico.

Normalmente este cigarro não deixa qualquer cheiro na roupa, exceto quando usa cartuchos com essências.

Se está a pensar em deixar de fumar recorrendo ao cigarro eletrónico, deve começar por utilizar cartuchos adequados à quantidade de nicotina que ingere atualmente e ir reduzindo a concentração gradualmente. No entanto, e como em qualquer tratamento para deixar de fumar, recomendamos que consulte o seu médico antes de utilizar o cigarro eletrónico.


0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.