É muito frequente ouvir-se dizer que deixar de fumar engorda, no entanto, isto não é bem verdade!

Se está a pensar em deixar de fumar, saiba qual o efeito na sua forma física e como a poderá manter enquanto deixa de fumar!

Deixar de fumar engorda? – Não!

Deixar de fumar não engorda, apenas aumenta o apetite! Isto é, se quiser deixar de fumar, não vai começar a engordar apenas porque deixou de fumar… pode sim, ficar com mais apetite.

Esta pode parecer uma pequena diferença, mas acredite que é totalmente diferente! Se deixar de fumar engordasse, você não teria como evitar ganhar alguns quilos, mas se deixar de fumar apenas aumenta o apetite, você pode comer alimentos saudáveis e assim manter o seu peso.

Controle a ansiedade, controle o peso

Existem imensas formas para deixar de fumar e deve ter em conta o nervosismo que cada uma delas provoca. A ansiedade é a grande responsável pelo aumento de peso enquanto está a deixar de fumar. Deixar de fumar engorda porque as pessoas ficam muito nervosas e compensam isso com a comida. Quantas vezes comemos alimentos ricos em gorduras mesmo quando não temos fome? As batatas fritas são dos alimentos mais comuns para quem está a deixar de fumar. É algo simples de ter perto de si e mantém-no ocupado, no entanto, é também o principal responsável pelo aumento de peso.

Comer enquanto está a tentar deixar de fumar não o vai realmente ajudar a ultrapassar esta fase, pois é o facto de estar ocupado que o faz esquecer a falta de nicotina.

Tente acalmar-se e substituir a comida por outra atividade. Apesar de ser difícil, deve manter-se calmo e não se vingar na comida!

Truques para comer sem engordar

Se realmente não consegue evitar fumar quando sente a falta de um cigarro, então deve optar por comer alimentos mais saudáveis.

Certifique-se de que tem sempre consigo, seja em casa ou no emprego, pequenos snacks saudáveis que possa petiscar.

 Opte por:

  • Pedaços de fruta fresca
  • Bolachas naturais de cereais, evite os doces e chocolate
  • Rebuçados moles sem açúcar
  • Tenha sempre muita água e beba pelo menos 1.5 Lt por dia
  • Às refeições reduza as calorias para compensar os snacks que faz
  • Evite o pão
  • Utilize pastilhas sem açúcar para reduzir o apetite

Portanto já sabe, a próxima vez que pensar em voltar a fumar porque deixar de fumar engorda, ajuste a sua alimentação e continue a tentar libertar-se do vício!


0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.